Reenactment WWII – 13 de Julho - Operação Shingle
Todas as informações disponíveis em
http://milsimwwii.forum2u.orgEnquadramento Histórico:
No Outono de 1944 após a invasão da Sicilia por parte dos aliados e a capitulação da Itália a 8 de Setembro, os Comandantes Aliados, Marechal de Campo Sir Harold Alexander (Britanico) e o General Mark Clark decidem que é urgente ocupar Roma, para isso decidem marchar para norte, desembarcando o 5º Grupo de Exercitos Americano em Salermo e o 8º grupo de Exercitos Britânico em Régio e Tarento.
Em simultâneo Hitler ordenava ao Marchal de Campo Albert Kesselring que a Itália não podia cair e que este deveria resistir tanto quanto possivel. O General alemão comandando 16 divisões do 10º grupo de exército do Reich decide criar uma linha de defesa nos alpeninos que se estendia entre La Spezia (Mar Tirreno) e Pesaro (Mar Adriático) onde concentrou 8 divisões a esta linha chamou Livra Verde (Linha Gótica como ficou depois conhecida), criando uma série de linhas mais avançadas para Sul que tinham a função de deter o avanço dos aliados o maior tempo possivel. Destas linhas a mais formidável foi a Linha Gustav, entre Ortona (Adriático), Atravessando os montes Abruzos, ao longo do Rio Rápido até à foz do Garelhano no mar Tirreno; esta linha constituída por uma série de fortificações bem defendidas tinha o seu ponto mais forte no Monte Cassino no vale do Liri, que controlava a principal estrada para Roma, sendo por isso um ponto chave a tomar para chegar à capital Trans-Alpina.
Em termos de Forças, a diferença era significativa, sendo que os Alemães tinham menos artilharia, menos homens, não tinham controlo dos céus, mas possuíam mais tanques e mais peças anti-tanque. Sendo que minaram todas as estradas e acessos, o que aliado à topologia do terreno fazia com esta batalha se tornasse um inferno para os aliados, onde os reabastecimentos das tropas na frente e a evaquação dos feridos tinha muitas vezes de ser feita com mulas, pois nem os Jeep's mas pequenos manobravam o terreno, fazendo com que a passagem por Cassino, que já é naturalmente fortificada, se torne quase impossivel.
O que se passa no dia do JogoEstamos a 20 de Janeiro de 1944 e faz já quase 5 meses que as forças aliadas não conseguem quebrar a Linha Gustav.
É delineado um plano que será executado Major-General John Lucas e o seu 6º Corpo de Exercito que deverão desembarcar dia 22 na costa de Anzio, sendo que o objectivo será o de facilitar com este desembarque a árdua tarefa de tomar Cassino. Esta operação tem o nome de "Operação Shingle".
O jogo tem lugar 1 ou dois dias antes do desembarque em Anzio que históricamente ocorreu sem oposição sendo que apenas dois dias depois os alemães deslocaram o 14º exercito do General Eberhardt von Macensen para fazer frente ás forças em Anzio, deixando-as presas na testa de ponte das praias até 23 de Maio.
Regras de Jogo:1 -- Ambas as forças (Eixo e Aliados) não conhecerão quer a dimensão quer a sua localização dos opositores.
2 -- As forças em campo serão dispares.
3 -- As forças não conhecerão os objectivos dos opositores.
4 -- As verdadeiras missões serão entregues no campo para manter o secretismo destas.
5 -- Idade minima para participar é de 16 anos (há mais posições a preencher do que as de soldados, principalmente do lado alemão), com documento fornecido pela organização devidamente preenchido.
6 -- As armas têm que estar parcialmente pintadas de amarelo ou vemelho Fluorescente de acordo coma Lei
7 -- O limite de Energia é de 1.14 Joule para todas as armas, 350 FPS com BB's de 0.20.
Armas e EquipamentosHá alguas restrições relativamente a armas e uniformes para as facções aliada e alemã
Aliados – Uniforme de época, ou roupa kakhi, castanha ou similar que se adeque à reprodução do uniforme
Alemães – Uniforme de época ou roupa preta, cinzenta ou similar que se adeque à reprodução do uniforme
Informação detalhada em
http://milsimwwii.forum2u.orgHoráriosO jogo terá lugar na zona de Lisboa
O jogo tem inicio às 09:00 da manhã com encontro com a facção Alemã em local a designar.
-- 09:30 a facção Alemã é conduzida para a area de jogo onde tem início as verificações e biefing.
-- 10:00 Encontro com a facção aliada
-- 10:30 facção aliada conduzida para a área de jogo, verificações e briefing
-- 14:30 Final do jogo e Debrief dos jogadores
-- 15:30 Convivio (facultativo)
Nota: Não há hora de almoço nem "paragens para café". O jogo tem início no briefing e termina no Debrief salvo alguma situação alheia à organização. Por isso levem comida para se alimentarem durante o jogo.
Obrigatoriedades1 - Protecção ocular
2 - Cantil ou garrafas de água com água ou similar
3 - Relógio
4 - BB's Biodegradáveis (jogadores com armas de 8mm devem contactar a organização)
Proíbições1 - Rádios (os admitidos são fornecidos pela organização)
2 - Bebidas alcoólicas durante o jogo ou antes do mesmo.
Inscrições:
O númeo de inscrições é limitado.
As inscrições são feitas por email para o seguinte endereço:
milsim.wwii@clix.ptCom subject:
Inscrição AnzioDeve constar no email a seguinte informação:
1 - Foto tipo passe
2 - Nome completo
3 - Nickname pelo qual é conhecido na comunidade
4 - Facção em que se pretende inscrever (alemães ou aliados)
5 - Data de Nascimento
6 - Número de BI
7 - Localidade onde mora
As inscrições têm início no dia 26 de Maio de 2008 e terminam no dia 04 de Julho de 2008 sendo que nos dias seguintes será decidido pela organização quem está em condições de vir ou não sendo as pessoas informadas via Mail de mais detalhes do jogo de acordo com a sua facção o mais tardar até dia 3 de Maio.
As inscrições podem ser actualizadas até dia 4 de Julho, e será tido em conta a ordem de chegada para pessoas com o mesmo nivel de equipamento.
Actualizações são feitas para o email:
milsim.wwii@clix.ptcom Subject:
Actualização *Nickname*Quaisquer dúvidas serão respondidas no forum
http://milsimwwii.forum2u.org ou por email para
milsim.wwii@clix.pt